Uma implantação adequada requer uma especificação criteriosa dos itens de FF&E (furniture, fixtures and equipment) ou RP (Lista de Pertences) e HEOS (hotel equipment operating supplies – específico para hotelaria), ponderando custos de aquisição de cada item, Budget do Projeto, durabilidade e manutenção.
Planejar as aquisições vai além da análise dos componentes especificados, é preciso considerar a capacidade do fornecedor, as questões de logística, armazenamento dos produtos, critérios e procedimentos de aceite de qualidade, testes de comissionamento pré-operacional, ferramentas e controles de medições, análise crítica de contratos de aquisições, entre outras.
Trabalhamos com o regime turn key ou chave na mão, onde entregamos o espaço em pleno funcionamento, conforme escopo, prazo e custo acordados. Tudo dentro de um processo transparente e atenção à gestão da comunicação.
Os desafios na Construção Civil estão associados à mão de obra, especificação de tecnologias adequadas, eficiência operacional dos processos construtivos, entre outros.
Sobre estes aspectos sabe-se que o Gerenciamento de Projetos é o elemento diferencial e estratégico. Um dos grandes desafios das organizações de todo o mundo é garantir que suas estratégias se transformem nos resultados esperados.
A partir de metodologias de Gerenciamento, como práticas PMI, pode-se alcançar:
Alinhamento de escopos e especificações;
Integração e comunicação entre os stakeholders;
Planejamento e controle de custos;
Plano e controle de aquisições;
Cumprimento de prazos;
Gerenciamento de riscos;
Planejamento e monitoramento da qualidade dos serviços executados;
Aplicação de ferramentas e métricas de desempenho.
O Gerenciamento de Projetos pode englobar diversas etapas do empreendimento, iniciando-se na fase de viabilidade, passando pelas etapas de projetos e especificações técnicas, aquisições até sua implantação.
Os processos de modernização ou revitalização de uma edificação tem como objetivo promover eficiência operacional e funcional além de reposicionamento do empreendimento frente ao mercado.
As soluções presentes em um Retrofit devem proporcionar:
Redução dos custos de operação com a implantação de sistemas prediais tecnologicamente adequados quanto ao gerenciamento da energia, água, iluminação, sistema de climatização, entre outros;
Aumento da vida útil da edificação;
Conforto;
Segurança;
Funcionalidade para o usuário;
Ganho de produtividade;
Viabilidade econômica para o investidor.
Conforme o interesse e necessidade, o Retrofit pode ser realizado em três graus de intervenção:
Renovação leve: troca-se apenas os itens decorativos principais;
Renovação Substancial: contempla a modernização dos espaços e de alguns sistemas prediais;
Renovação Profunda: A renovação irá além dos espaços a serem modernizados e decorados, abrange intervenções estruturais da edificação.
O Design de Interiores tem se transformado em uma atitude estratégica e rentável para o empreendimento, desde que desenvolvida com profundos conhecimento técnicos e domínio dos espaços.
O projeto deve respeitar os requisitos do investidor e considerar os aspectos dos custos operacionais de manutenção, durabilidade, viabilidade e praticidade de reposição, segurança.
Há ainda um conjunto de itens que deverão ser criteriosamente avaliados e contemplados:
Conforto;
Microclima;
Acústica;
Iluminação;
Ergonomia;
Acessibilidade.
O resultado é proporcionar ambientes com personalidade e bom gosto, que gerem efeito positivo e surpreendente ao usuário e público alvo.
O Estudo de Viabilidade e a Análise de Desempenho são instrumentos fundamentais para orientar a decisão final sobre o investimento, inclusive para aperfeiçoar o seu perfil. O estudo permite montar alternativas para o empreendimento, através de uma série de decisões tomadas progressivamente. Compõem tais estudos:
Avaliação do terreno ou imóvel pretendido;
Análise de Viabilidade Mercadológica;
Projeto e instalações recomendadas;
Desempenhos Operacionais;
Análises Financeiras;
Avaliação Crítica de Projetos.
O projeto de Arquitetura Comercial garante a satisfação do cliente final ao experimentar o produto ou serviço, refletindo seu estilo de vida , proporcionando-lhe satisfação.
Além da estética e atratividade, diversos aspectos técnicos devem ser criteriosamente observados: funcionalidade, distribuição e aproveitamentos adequado dos espaços, recursos audiovisuais, iluminação, conforto ambiental, ambientação temática, especificações e detalhamentos com materiais que garantam impacto visual, segurança, baixa manutenção e durabilidade.
Os espaços profissionais tendem hoje a uma ocupação racional e criativa, considerando a distribuição e o dimensionamento correto das áreas que garantam a eficácia, ergonomia e flexibilidade das instalações, facilitando futuras alterações.
O projeto é desenvolvido mapeando as necessidades do ambiente de trabalho, propondo as melhores soluções em mobiliários, levando em conta a ergonomia, aspectos de conforto ambiental, tratamento acústico adequado e projeto de iluminação condizente com a atividade. Através do planejamento criterioso é possível compreender as necessidades da organização e adequá-las espacialmente de modo econômico.
As soluções que integram o homem, a tecnologia e a arquitetura proporcionam o desenvolvimento humano e favorecem a satisfação e a produtividade corporativa. Do ponto de vista estratégico da empresa, o projeto de Arquitetura Corporativa enaltece a identidade da empresa e fortalece sua imagem, refletindo suas filosofias e modelos organizacionais.
A especialidade em Arquitetura Hoteleira possibilita o desenvolvimento do projeto com os cuidados necessários ao negócio: estudo de todas as áreas de cada setor específico de hoteis, a observância criteriosa das relações funcionais identificadas por meio de diagramas funcionais, distribuição correta das áreas atreladas à categoria do empreendimento.
Cada uma das áreas que compõem o hotel contribui de maneira significativa para o seu desempenho, embora variem os respectivos graus de importância, tanto no que se refere ao desempenho, quanto à participação nos investimentos, aos custos operacionais e às receitas que proporcionam.
As edificações tem grande impacto no ambiente, ela consomem:
40% da energia do mundo;
40% dos recursos naturais extraídos;
40% dos recursos gerados.
Uma edificação sustentável é aquela onde se aplicam as estratégias relacionadas à localização, uso e conservação da água, gestão do uso de energia, qualidade do ambiente, seleção de materiais e resíduos e práticas ambientais e sociais.
Planejar um empreendimento sustentável já extrapola a nobre intenção de se colaborar com o futuro, deixando um legado positivo. A crescente cultura de sustentabilidade aliada ao negócio registra ganhos financeiros. Investimentos de 1 a 7% podem gerar expressivos retornos diretos:
linhas de crédito subsidiadas;
redução de até 30% no consumo de energia;
redução de até 50% no consumo de água;
redução de até 80% nos resíduos;
valorização de 10% a 20% no preço do imóvel;
redução em média de 9% no custo de operação do empreendimento;
diminuição do Payback;
melhora da qualidade ambiental interna e o aumento de produtividade em ambientes profissionais;
fortalecimento da imagem corporativa junto ao mercado.
Através dos selos ambientais disponíveis no mercado (LEED, Aqua, Procel e outros) o empreendimento poderá se diferenciar através da certificação, aumento a visibilidade de mercado e as oportunidades de negócios.
Trabalhando para cumprir a tríade qualidade-prazo-custo, oferecemos a Solução Residencial: Projeto Integrado e Assessoria Construtiva, nas seguintes fases:
Assessoria na escolha e compra do terreno;
Estudo Preliminar;
Anteprojeto;
Coordenação e Gerenciamento de equipes complementares;
Projeto Básico ou Projeto Legal;
Projeto Executivo Integrado;
Acompanhamento Técnico de Obra.